Durante a manhã deste domingo, o movimento no Cartório Eleitoral de Santa Maria foi tranquilo e monitodo pela Polícia Rodoviária Federal, com o auxílio de uma base móvel da Brigada Militar. A equipe da Justiça Eleitoral também conta com o apoio do Centro Integrado de Segurança Pública de Santa Maria (CIOSP), que disponibilizou mais de mil câmeras destinadas ao monitoramento do município. Diferente do primeiro turno, a manhã de domingo não registrou denúncias.
Em entrevista à Rádio CDN, o Tenente Coronel Paulo Antônio Flores relatou um início de votação tranquilo. Além disso, explica a organização referente a segurança dos eleitores:
— A Brigada Militar está organizada para a segurança dos eleitores e a também para as comemorações após a votação. Estamos mobilizados para que a comunidade possa comemorar de forma tranquila — explica.
O responsável pelo Cartório Eleitoral, Vinicius Teixeira, relatou que a votação pela manhã ocorreu da forma que esperavam e sem ocorrências.
O prefeito em exercício Rodrigo Décimo também concedeu entrevista a Rádio CDN acompanhado do prefeito licenciado Jorge Pozzobom, ambos desejando uma votação tranquila:
— Desejamos que o dia inteiro seja como está sendo agora. Esperamos que seja assim também após o fechamento das urnas. O presidente e governador escolhidos pela maioria tem que ser uma decisão respeitada — comenta Décimo.
O prefeito licenciado reforça a seguridade das urnas:
— Rodrigo e eu confiamos nas urnas e no trabalho da Justiça Eleitoral. Esperamos que seja uma eleição tranquila e que os eleitores votem com amor.
No fim da manhã, a chefe da 41ª Zona Eleitoral de Santa Maria, Raquel Curto de Souza, relatou que não houve troca de urna, nem demais ocorrências. Questionada sobre a computação dos votos, Raquel explica:
-Recebemos esse material das seções e a medida que vão chegando fazemos essa contagem através do sistema. A expectativa é que a partir das 17h10min as mídias começem a chegar e a leitura passa a ser feita.
Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu proibir o eleitor de levar o telefone celular para a cabine de votação. Na verdade, o uso sempre foi proibido, porém, era permitido ficar com o aparelho na bolsa ou no bolso. Agora, a orientação foi reforçada e será necessário entregar o telefone antes de acessar a urna. No local, haverá um espaço dedicado para que o eleitor deixe o aparelho enquanto realiza o acesso à urna. Além disso, foi unânime a decisão de vetar o porte de armas nas 48 horas que antecedem a eleição e nas 24 horas após o pleito, no perímetro de 100 metros dos locais de votação. Clique aqui e veja tudo o que você precisar saber sobre a votação no segundo turno das eleições de 2022.
Em caso de dúvidas, o eleitor pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TRE), além de ir presencialmente no Cartório Eleitoral do município, localizado na Avenida Nossa Sra. Medianeira, 2053, ou entrar em contato através dos números:
- 135ª Zona Eleitoral: (55) 3222-8459
- 41ª Zona Eleitoral: (55) 3222-6559
Ao longo do dia, o Diário vai realizar uma cobertura com informações atualizadas em tempo real. Desde às 7h, repórteres irão acompanhar, ao vivo, o dia de votação nas seções de Santa Maria e da Região Central. A cobertura completa será transmitida na Rádio CDN, Facebook do Diário, e também nos canais 26 e 526 da Net.